fbpx

Quanto tempo você gasta para configurar os seus dispositivos de rede?

Quanto tempo você gasta para configurar os seus dispositivos de rede?

O quão eficiente é o gerenciamento de configurações da sua rede? A rede de computadores ocupa um papel crucial para o funcionamento das 

O quão eficiente é o gerenciamento de configurações da sua rede?

A rede de computadores ocupa um papel crucial para o funcionamento das empresas. Apesar de todos os equipamentos presentes na rede respeitarem o mesmo protocolo de comunicação, existe uma diversidade de modelos e equipamentos com padrões de configurações diferentes. Sendo assim, torna-se um desafio crescente configurar e manter todos esses equipamentos de forma eficiente.

Conforme o modelo FCAPS criado pela ISO, que divide a gerência de redes em cinco áreas funcionais, a gerência de configuração tem como propósito inventariar a rede. Desse modo, descobrindo e monitorando as configurações dos objetos. Dessa maneira, administrando mudanças de configurações de ativos com a agilidade devida.

Com isso, denota-se a importância em assumir o controle da rede. Principalmente, utilizando uma solução como o CFGtool que permite realizar a gerência de configuração dos dispositivos. Portanto, vamos observar algumas das vantagens de possuir um sistema de gerenciamento de configurações.

PROVISIONAMENTO DE CONFIGURAÇÕES

Imagine um cenário onde o administrador de redes tem que aplicar uma alteração de configuração em milhares de dispositivos. Entretanto, nesse panorama ele não dispõe de nenhum sistema de gerenciamento de configuração, com isso o administrador ficará com a árdua tarefa de acessar remotamente cada dispositivo para realizar a alteração, um por um. Isso, certamente, consumirá muito tempo.

Uma das principais vantagens de um sistema de gerenciamento de configuração é a capacidade de provisionamento. Ela permite que o administrador execute comandos em diversos dispositivos simultaneamente. Bem como, ser capaz de criar agendamentos para rodar comandos automaticamente em horários pré-determinados. Com isso, centralizando a gerência e agilizando tarefas.

POLICY COMPLIANCE E ALARMES

Manter a conformidade das configurações de equipamentos é crucial para a manutenção do bom funcionamento da rede e para as políticas de segurança da informação. Os equipamentos de rede não podem ter as suas configurações alteradas de forma indiscriminada.

Relatórios de policy compliance podem ser gerados para visualizar se dispositivos estão respeitando determinadas regras de configuração. As configurações de todos os equipamentos de rede podem ser verificadas simultaneamente. Dessa forma, as verificações serão baseadas em policys que, por sua vez, são baseadas em regras customizadas. Garantindo, assim, a conformidade com as políticas de infraestrutura.

O sistema de gerenciamento de configurações será capaz de armazenar versões de configuração dos equipamentos e compará-las com as configurações atuais em busca de mudanças não planejadas. Dessa forma, caso identifiquem mudanças não planejadas, poderão ser gerados alarmes. Os alarmes são capazes de notificar o administrador por e-mail, SMS, Telegram ou trap SNMP. Mantendo o gestor informado sobre a conformidade da configuração dos equipamentos de rede.

BACKUP DE CONFIGURAÇÕES

Backup é uma palavra-chave de suma importância para qualquer profissional de tecnologia da informação. Para as configurações dos equipamentos de rede não pode ser diferente. Imagine ter que reconfigurar diversos dispositivos devido a uma falha. Com isso, impactando o desempenho da rede ou até mesmo gerando quedas de conectividade. Dessa forma, é importante buscar uma proteção contra esse tipo de cenário.

O backup de configuração do CFGtool irá manter um histórico de todas as configurações já realizadas em todos os equipamentos de rede. Assim sendo, a última configuração válida de cada dispositivo poderá ser recuperada em poucos cliques. Resolvendo de forma eficiente qualquer problema que resulte na perda de configuração.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A gerência de configuração garantirá um maior controle da rede. Dessa forma, assegurando maior agilidade para resolução de problemas e conformidade com as políticas definidas pela empresa.

Neste sentido, não há dúvidas da importância do investimento no gerenciamento da rede. Trazendo não apenas benefícios para a visibilidade da rede, mas também sendo uma forma de garantir maior governança.

Pensando nisto, a Telcomanager que está desde 2002 no mercado, líder da América Latina no setor de software para gerência de redes, com uma metodologia única e inovadora, disponibiliza soluções inteligentes no monitoramento de dados que irão prover visão estratificada do tráfego, permitindo que o seu provedor acompanhe os principais aspectos de sua rede em tempo real.

Fonte: Ispblog

Compartilhar este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *