fbpx

Panfletos

Panfletos: como torná-los mais eficientes

Entre as campanhas de marketing ainda não foi inventada nenhuma outra forma mais barata de divulgação de uma empresa do que os panfletos. Claro que a internet oferece até meios gratuitos de divulgação, mas ela não garante que sua propaganda chegue efetivamente às mãos de uma clientela local, de sua região, do seu público alvo.

A distribuição de panfletos é uma forma bastante simples, que divulga com eficiência qualquer empreendimento, principalmente entre a população regional, do contorno da empresa, ou seja, o público que mais interessa ao empreendimento, seja um comércio ou uma prestadora de serviços.

Os panfletos são mais voltados para campanhas de marketing de comércio ou de prestação de serviços, servindo para a divulgação de qualquer modelo de negócio voltado para atendimento e vendas direto ao público. No entanto, para que traga resultados, é necessário que seja bem elaborado, com criatividade, com alguns cuidados para que seja rapidamente entendido pelo consumidor, passando a mensagem necessária de forma simples e direta.

Como fazer panfletos que sejam eficientes

Para criar panfletos eficientes você mesmo pode fazer a arte, isso nada impede, mas não é a melhor solução se não tem conhecimento de designer gráfico. Para ter panfletos eficientes, o ideal é buscar um designer que possa fazer o projeto, mostrando a ele o que pretende com os panfletos, fornecendo as informações e dando as diretrizes para que tenha o que você pretende, mas dentro de padrões gráficos que se mostrem atrativos para a clientela.

O designer gráfico irá utilizar programas específicos para a criação dos panfletos, como o CorelDrawn, por exemplo, criando uma arte específica para os panfletos e montando a mensagem de forma agradável, atraente, passando a mensagem que você precisa de maneira rápida e inteligente.

Ao mesmo tempo em que devem alcançar a mente dos clientes instantaneamente, os panfletos precisam passar as informações mais importantes, que fiquem gravadas em sua mente. Para isso, é necessário, antes de tudo, um título chamativo, que prenda a atenção do leitor, informando o que está sendo anunciado.

A partir desse título, a elaboração dos panfletos deve seguir uma linha coerente, informando a promoção ou o novo produto, com imagens que atraiam a atenção e informem exatamente o que está sendo oferecido, atraindo o cliente para a empresa ou fazendo com que ele mantenha na memória que viu os panfletos.

Os panfletos não podem ter, de forma alguma, excesso de fotos ou de palavras. Quando os panfletos estão repletos de informações, os leitores não prestam atenção, perdem-se em meio a um amontoado de letras e de imagens e não conseguem entender a mensagem que você está querendo passar.

Os panfletos precisam ser objetivos

De forma clara e objetiva, os panfletos precisam informar o assunto principal, o produto que está sendo anunciado. Também é necessário incluir o endereço, telefone e site ou blog da empresa, se houver. As imagens devem ser bem definidas, podendo ser utilizadas num máximo de duas para não confundir a memória visual do leitor.

Ponto importante e que o designer toma todos os cuidados: a fonte utilizada nos panfletos. A fonte é o tipo de letra aplicada nos panfletos. Da mesma forma que as fotos, não pode haver uma grande mistura de fontes para não confundir a leitura. Mesmo que o título tenha um tipo e o texto outro tipo de fonte, elas devem ser compatíveis com a mensagem, mantendo o foco da leitura com relação ao que está sendo transmitido pelos panfletos.

Como já destacamos, os panfletos não podem ter muito texto nem muitas imagens para não confundir a mente do leitor quando ele os tiver em mãos. Assim, os panfletos também precisam ter espaços vazios, que chamam mais a atenção para as imagens e para os textos. Os espaços vazios possibilitam que as imagens e o texto se sobressaiam, tornando a leitura mais rápida e mais fácil.

Normalmente os panfletos trazem as informações de contato em sua base, e isso será visto no final da leitura. Isso também tem sua razão de ser. Enquanto a memória trabalha com a imagem e com o texto falando sobre a oferta, a memória do leitor vai manter gravados o nome e o endereço da empresa que está divulgando. Não se trata de um modelo pronto, mas sim de uma estratégia de marketing que tem trazido os melhores efeitos na confecção de panfletos.

Um elemento importante nos panfletos são as cores. É preciso que as cores utilizadas combinem com todo o conjunto colocado nos panfletos. As letras devem combinar com as fotos, em suas cores, e o fundo deve ser sempre de cores claras, dando tonalidades mais fortes para as letras, o que vai atrair ainda mais a atenção para a mensagem.

Para surtir os efeitos desejados, atraindo clientes para o seu negócio, os cuidados na confecção de panfletos devem ser seguidos conforme as estratégias aplicadas no marketing.