fbpx

Link compartilhado x um link dedicado

Diferenças entre um link compartilhado e um link dedicado

Para que sua empresa possa se conectar à internet é necessário que você tenha um link. No entanto, não basta apenas um link para garantir uma conexão segura, com boa velocidade, que atenda as necessidades de sua empresa.

Percebemos que, algumas vezes, a internet fica lenta, e isso pode ocorrer até em horários fora do expediente. Por que acontece isso?

Para entender melhor, é necessário diferenciar o que acontece entre os tipos de conexão existentes no mercado, ou seja, entender como funciona um link compartilhado e um link dedicado.

O que ocorre num link compartilhado?

Veja o que acontece num link compartilhado, como esse que certamente você usa em sua residência: você resolve visitar o seu perfil no Facebook ou ver alguns vídeos no YouTube e, de repente, a internet fica travada, com o Facebook sem publicar suas atualizações e sem que o YouTube consiga rodar os vídeos.

O que acontece, basicamente, no caso do link compartilhado, é que seu computador está conectado de forma indireta a um provedor de internet, utilizando uma conexão que é comunitária, ou seja, que é compartilhada com outros usuários.

Assim, temos dois pontos de convergência: de um lado, os usuários que utilizam uma mesma conexão e, de outro, um provedor de sinal de internet que deve atender a todo mundo ao mesmo tempo.

A velocidade tende a aumentar à medida que os usuários deixam de compartilhar o link. Assim, quanto menos pessoas, maior a velocidade, já que o sinal emitido pelo provedor é compartilhado com menor quantidade de usuários.

O link compartilhado tem suas vantagens, como o custo relativamente baixo e a rápida ativação, bastando contratar o serviço para que ele seja instalado, mas também apresenta a desvantagem de instabilidade de sinal, com oscilações dependendo da quantidade de usuários.

Num link compartilhado, você nunca vai ter a velocidade integral contratada, ficando, normalmente, entre 10 e 30% daquilo que foi combinado com o prestador de serviços.

Atualmente, o link compartilhado é o tipo de conexão mais utilizado, seja por usuários comuns, que não ficam o tempo todo conectados, ou por profissionais e empresas que não precisam de maior velocidade para executar suas atividades.

O que acontece com o link dedicado?

Com o link dedicado, a conexão funciona de uma forma diferente. A sua empresa tem uma linha direta, sem desvios e sem qualquer obstáculo, mantendo uma velocidade constante.

Sua rede de ethernet é ligada diretamente ao provedor, isto é, em vez de dividir o sinal com uma grande quantidade de empresas e pessoas, sua empresa vai ter acesso direto aos serviços de distribuição da internet.

Dessa forma, o link dedicado é o ideal para ser usado por empresas que não podem contar, de maneira alguma, com instabilidade de sinal.

Link dedicado em Vitória da Conquista

Em Vitória da Conquista você já conta com o serviço de link dedicado, oferecido pela Vilas Net, uma empresa especializada em serviços de comunicação. Contamos com uma equipe técnica que estuda a viabilidade de instalação e determina a configuração adequada de banda larga para as necessidades de sua empresa.

Com nossos serviços e nossa equipe de técnicos, sua empresa nunca mais terá internet instável, travada, ou com indisponibilidade de sinal. Venha conhecer as vantagens de um link dedicado e coloque sua empresa na vanguarda no terreno da comunicação digital.

Leia Também

Conheça as vantagens do link dedicado em Vitória da Conquista
Link Dedicado