fbpx

Banda larga Importância para escolas

Banda larga Importância para escolas

Banda largaOs avanços tecnológicos impactaram nossas vidas diárias e todas as partes da sociedade, como negócios, indústria e educação. Afinal, é cada vez mais comum o uso de telefones celulares com sinal de banda larga, laptops, aplicativos e diversas ferramentas nas horas de lazer, trabalho e estudo intensivo.

Nesse sentido, o uso de dispositivos e soluções inovadoras é cada vez mais comum nas instituições de ensino. A inserção de recursos tecnológicos facilitou discussões sobre a importância da inclusão digital no ambiente escolar. Geralmente, esses benefícios dizem respeito à motivação do aluno e à possibilidade de torná-lo protagonista de seu próprio processo de aprendizagem.

Se você busca esses benefícios, continue lendo para saber mais sobre a importância da inclusão digital no ambiente escolar e quais tecnologias são usadas para melhorar o processo de aprendizagem dos alunos da escola. Além disso, ao conhecer os programas voltados ao mercado de trabalho e à terceira idade, você conhecerá a importância da inclusão digital.

 

Qual a importância da banda larga nas escolas

A internet e a tecnologia são recursos indispensáveis ​​na vida de muitos brasileiros. Quando falamos do setor educacional, a importância da inclusão digital está na incorporação e democratização de soluções tecnológicas no processo de aprendizagem nas escolas.

 

Em outras palavras, são iniciativas para facilitar o acesso a recursos tecnológicos, e o uso de dispositivos é pensado para aumentar a jornada intelectual que os alunos vivenciam em diferentes etapas da educação infantil ao ensino superior. Continue lendo para saber mais sobre a importância da inclusão digital para os alunos e quais tecnologias podem ser empregadas.

 

Qual a importância da inclusão banda larga para os alunos

A importância da inclusão digital reflete diversos benefícios nos ambientes escolares, como o engajamento dos alunos e a motivação para o uso da tecnologia. É importante ressaltar que o equipamento técnico já é familiar aos alunos e faz parte do dia a dia do grupo. Ou seja, já são dispositivos comuns que podem ser redefinidos para reunir recursos que facilitem o aprendizado.

 

Além disso, os benefícios oferecidos pelo acesso à Internet podem destacar a importância da inclusão digital. Alguns exemplos que podem ser destacados: Estimular a criatividade por meio da participação em projetos e programas que estimulem diferentes habilidades e contatos culturais em cinema, pesquisa, séries e música.

O resultado de contribuir para um aspecto muito importante da inclusão digital é o aumento da retenção do aprendizado. Além da motivação, os alunos podem se tornar protagonistas no processo de aprendizagem e não mais aceitar passivamente o conteúdo. Isto é o que revela a Pirâmide de Aprendizagem de William Glasser, que prevê a retenção de alunos:

 

10% ao ler;

20% ao ouvir representa;

30% ao observar;

50% ao ver e ouvir;

80% ao experimentar;

95% ao ensinar.

 

A Importância da Inclusão Digital: Dados do Brasil

As tendências mundiais de educação têm apontado para um ambiente escolar mais interativo, inovador e tecnológico. A pesquisa World Summit on Educational Innovation (Wise) da Qatar Foundation entrevistou 645 especialistas na área, com 93% dos participantes citando inovações sociais, tecnológicas e pedagógicas como base para melhorar a educação.

 

Nesse sentido, é importante refletir sobre a importância da inclusão digital e compreender os dados utilizados pela tecnologia brasileira. De acordo com o estudo “O que os professores brasileiros pensam sobre a tecnologia digital em sala de aula?”, 55% dos professores no Brasil usam regularmente a tecnologia em sala de aula.

 

Em relação ao impacto do uso da tecnologia, os professores entrevistados no estudo observaram que o uso da tecnologia pode diversificar a sala de aula, torná-la mais interessante e envolvente e colocar melhor o conteúdo no contexto dos alunos.

 

A pesquisa Todos Pela Educação entrevistou 4.000 professores do ensino fundamental, médio e de Educação de Jovens Adultos (EJA) de todas as regiões do Brasil no primeiro semestre de 2017. Também estabeleceu parcerias com o Banco Interamericano de Desenvolvimento, Instituto Natura, Itaú BBA, Fundação Telefônica Vivo e Samsung.

 

Outro ponto alto para entender a importância dos dados e da inclusão digital é o acesso à Internet das famílias brasileiras. A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua de 2019 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontou que 82,7% dos domicílios possuem acesso à internet.

 

A Importância da Inclusão Digital: Plano Federal

 

O foco na importância da inclusão digital estimulou o desenvolvimento de planos federais para promover o avanço das escolas. Um deles é o Projeto Banda Larga Escolar (PBLE), que visa conectar todas as escolas públicas da cidade à Internet por meio de tecnologias que contribuam para o avanço da educação pública no Brasil.

 

Além disso, o projeto Casa Brasil criou espaços com computadores conectados à Internet, salas de leitura, estúdios multimídia, auditórios e laboratórios de informática e ciência. O Programa Nacional de Tecnologia Educacional para alunos e professores promove o uso de soluções tecnológicas como ferramentas de projetos pedagógicos para alunos do ensino fundamental e médio.

 

Qual a importância da inclusão digital para a terceira idade

A importância da inclusão digital é uma das iniciativas nas esferas pública e privada. Entre eles, o Projeto Inclusão Digital, Educação e Envelhecimento Saudável, do governo federal, que visa fornecer dispositivos de inclusão digital para operações implantadas em 36 centros comunitários de idosos no Brasil.

 

De acordo com o site oficial, a solução técnica é fornecida pelo Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, cabendo ao órgão municipal a instalação e manutenção. Além disso, a universidade oferece aos alunos estágios para acompanhar o uso dos equipamentos.

 

Qual a importância da inclusão digital para o mercado de trabalho?

A importância da inclusão digital com foco no mercado de trabalho também se reflete na criação do programa Horizontes, que visa incentivar jovens socialmente desfavorecidos a empreender. Uma dessas iniciativas é o Space 4.0, que cria um ambiente focado em criatividade e inovação.

 

Tecnologia no Ambiente Escolar: Da Primeira Infância ao Ensino Superior

A importância da inclusão digital nos ambientes escolares também se reflete nas ferramentas educacionais que as instituições de ensino irão empregar. Em outras palavras, é necessário que as instituições de ensino incorporem soluções em seus planos de políticas de ensino, enfatizando a importância da inclusão digital.

Compartilhar este post