Streaming de rádio

Streaming de rádio

Streaming de rádioO streaming de rádio é a transferência de áudio ou vídeo através da internet. Para essa transferência, a empresa divulgadora de som ou vídeo precisa ter o software que captura o áudio de sua mesa de som, o codifica e o envia para um servidor na internet.

O servidor pode ser o próprio computador, mas isso não dará à empresa a capacidade para chegar a muitos usuários, gerando falhas no sinal em virtude da falta de banda necessária para gerar um streaming de com qualidade.

Esse é um tipo de serviço oferecido pela Vilas Net, com um provedor de streaming de rádio com grande largura de banda, podendo garantir o sinal com qualidade ao maior número de ouvintes. Se sua empresa é voltada para a radiodifusão, sua solução esta no streaming de rádio de Vilas Net.

Para o streaming de rádio existem diversos formatos, embora os mais utilizados sejam o Windows Media e o MP3, podendo gerar som com alta qualidade, sem quebra do sinal e possibilitando o alcance de uma infinidade de usuários.

Formatos usados no streaming

Um dos formatos mais populares é o MP3, desenvolvido na Alemanha, em 1987, que usa um algoritmo para compressão de áudio, permitindo sua divulgação pela internet. Uma das vantagens do MP3 é que qualquer tipo de player instalado no computador pode captá-lo, só não sendo reproduzidos pelas versões antigas do Media Player.

Uma nova tecnologia é o MP3 Pro, que permite reduzir a velocidade de streaming de rádio, oferecendo maior qualidade, sendo superior ao MP3. Esse sistema só apresenta um inconveniente, que é a instalação do plugin MP3Pro para Winamp ou Media Player. Nessa tecnologia, o usuário que não tiver o plugin não irá ouvir o som de uma emissora, embora possa ouvir outros arquivos de MP3.

O WMA (Windows Media Audio) é outro formato desenvolvido pela Microsoft, tendo grande compatibilidade com o Windows Media Player, oferecendo qualidade de áudio superior ao MP3 para streaming de rádio, além de oferecer melhor divulgação pela internet.

O streaming de rádio vem sofrendo constante evolução nas emissoras de rádio que utilizam a internet e essa é uma ferramenta que possibilita chegar a um maior número de ouvintes, apresentando som de alta fidelidade, com separação perfeita do estéreo.

Venha conhecer a Vilas Net e saber o funcionamento do serviço de streaming de rádio. Sua empresa só tem a ganhar.