Como fazer um bom planejamento de marketing digital?

marketing digital

Como fazer um bom planejamento de marketing digital?

Se você tem um negócio e o lançou na internet, sabe que está começando a fazer com que se torne um sucesso. A internet é o melhor meio de comunicação, através de perfis nas redes sociais, de um layout bem feito para o seu blog ou site e de uma boa comunicação com os seus seguidores.

Contudo, não basta apenas mandar alguns e-mails ou investir algum dinheiro em Adwords ou Facebook Ads. Isso não vai trazer resultado ou, se trouxer, será mínimo.

Para conseguir bons resultados você precisa fazer um bom planejamento de marketing digital. Caso ainda não tenha feito, vamos conversar um pouco sobre esse assunto e destravar sua passagem para o universo online.

Não deixe de lado o planejamento de marketing digital

Se você está deixando de lado o planejamento do marketing digital, está cometendo um erro básico, muito comum nas empresas. Embora tudo pareça bem simples, as coisas não são bem assim.

Ao decidir fazer parte do mundo digital, antes de qualquer coisa é necessário você seguir alguns passos básicos, elaborar um planejamento de marketing digital bem focado e conseguir os resultados que precisa para o seu negócio.

Claro que você vai perder tempo com isso, mas lembre-se que está fazendo um investimento.

Veja, a seguir, o que você precisa fazer para estruturar o seu planejamento de marketing digital voltado para resultados.

Pesquisa para o marketing digital

Um planejamento de marketing digital é semelhante ao planejamento do marketing tradicional, ou seja, tudo começa a partir da definição do objetivo e da análise estratégica.

São três pontos básicos a serem estruturados:

  • Objetivo: aqui você vai estabelecer suas metas. Existe uma palavra no marketing, SMART, que significa que os objetivos devem ser específicos, mensuráveis, realistas e precisos no tempo, podendo, claro ser ambiciosos.
  • Cenário: nesta área você precisa saber como seus concorrentes estão agindo e se comunicando no mundo digital, conhecer o seu nicho de mercado e fazer um bom benchmarking para conhecer as forças e as fraquezas da concorrência.
  • Público-alvo: procure conhecer o máximo sobre seu público-alvo, como ele se comporta, quais são suas preferências e onde estão dentro da internet para que possa chegar até eles, usando a linguagem adequada para estabelecer uma boa comunicação.

Plano de ação do marketing digital

Agora vamos entrar na parte do planejamento de marketing digital propriamente dito, onde você vai dar asas à imaginação, que que o mundo digital oferece possibilidades imensuráveis.

Ao montar seu planejamento de marketing digital, considere as seguintes ferramentas:

1.      Canais

Depois de levantar tudo o que precisa sobre o seu público-alvo, você já deve ter desenvolvido uma persona, isto é, um personagem fictício que tenha todas as características do seu público principal.

Agora é hora de escolher os canais para ativar a sua companha. Esses canais são o Facebook, o YouTube, os blogs de influenciadores, os blogs corporativos, o e-mail marketing, o hotsite, ou seja, você pode escolher vários deles ou apenas alguns, e tudo vai depender de onde estiver o seu público-alvo.

É preciso encontrar os canais que mais se aproximem do público que você está buscando.

2.      Conteúdo

Este é o ponto mais essencial para todo o seu planejamento de marketing digital. É através do conteúdo que você irá chamar a atenção do seu público, onde você ajudará as pessoas a encontrar soluções, poderá criar a empatia e conquistar informações importantes que transformarão o seu lead de hoje no seu cliente de amanhã.

Veja que você também precisa de adequar às particularidades de cada canal. Se usar o Instagram, por exemplo, sabe que vai precisar de imagens em que o uso de hashtags (#) é muito importante.

Então, se está trabalhando com o Instagram, não é necessário escrever tentos longos, basta apenas colocar uma legenda, já que é um canal onde vale o ditado: “uma imagem vale mais do que mil palavras”.

3.      Cronograma

O seu planejamento de marketing digital deve ter uma série de planos de ação simultâneos para elevar o potencial de toda a campanha. Por isso, é de extrema importância que você tenha um cronograma da campanha de marketing digital, deixando bem definidas a frequência, a distribuição de material e a sinergia entre eles.

4.      Monitoramento

Agora é hora de definir quais serão os KPIs e as métricas trabalhadas em cada um dos canais para, posteriormente, acompanhar o desempenho do seu funil de vendas.

Esta é a etapa em que se torna importante ter definido o investimento aplicável ao marketing digital para que seu plano tenha sustentação até o final.

5.      Execução

Tudo pronto, é hora de colocar o seu grande processo em prática. Com todo o embasamento da pesquisa e com o plano de ação bem traçado, basta seguir o cronograma e acompanhar todas as ações bem de perto.

Se encontrar alguma coisa que não esteja no caminho certo para os objetivos que você traçou, basta rever e atualizar.

Com esse planejamento de marketing digital, tenha certeza que em curto ou médio prazo você vai conquistar seus objetivos, conseguindo resultados que nunca imaginaria que tivesse.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


WhatsApp chat