Internet banda larga em conquista

Internet banda larga para cliente residencial

internet banda larga

Internet banda larga como funciona

A internet internet banda larga residencial é destinada a pessoas que desejam mais comodidade no uso da web, com navegação, envio e recebimento de e-mails, assistindo vídeos e filmes e tendo acesso a todas as facilidades proporcionadas por uma internet mais rápida. Mas, você sabe o que é exatamente a internet banda larga e como ela funciona? Ou tudo o que você sabe é que é uma internet mais rápida? Segundo a UIT – União Internacional de Telecomunicações, a internet banda larga deve ser a transmissão superior à transmissão primária, que é de 2 ou 5 megabits por segundo. No Brasil ainda não temos uma regulamentação que mostre qual seja a velocidade mínima para que uma conexão seja considerada internet banda larga. Na Colômbia, por exemplo, a velocidade mínima para a internet banda larga é de 1024 quilobits por segundo, enquanto que nos Estados Unidos é de 25 megabits por segundo, o que é uma grande diferença. Entre nós, no entanto, o significado de internet banda larga já sofreu diversas alterações durante o tempo. Primeiro, internet banda larga era o nome dado a qualquer conexão de internet acima da velocidade padrão daqueles antigos modems analógicos, que só tinham 56 quilobits por segundo, que era usado por linhas analógicas convencionais. Para que possamos ter uma velocidade acima dessa, obrigatoriamente precisamos de uma outra forma de conexão do computador com os provedores de internet e, hoje, temos diversas soluções para o problema.

O que são as conexões SDN

Uma das soluções apresentadas são as conexões SDN, que também utilizam as linhas convencionais para transmitir dados em velocidades maiores, que alcançam entre 64 a 128 Kbps. No Brasil, esse tipo de conexão ficou conhecida como link dedicado, mas foi logo superada pelas redes ADSL, que são as mais usadas atualmente. Portugal utiliza o acrônimo RDIS, ou Rede Digital com Integração de Serviços. Para que uma rede de telefonia convencional possa transmitir dados através dessas tecnologias, ela precisa ser pelo menos 50% digital, além de exigir que as companhias telefônicas adaptem uma aparelhagem para viabilizar a conexão. O usuário também precisa ter um modem apropriado para esse tipo de conexão. A tecnologia SDN pode ter a velocidade ampliada, desde que as redes sejam substituídas por fibras óticas, como acontece com algumas companhias de TV a cabo.

O que são as conexões ADSL

A sigla ADSL quer dizer Assymmetric Digital Subscriber Line ou, em bom português, Linha Digital Assimétrica para Assinante. Trata-se de um tipo de conexão que permite a transferência digital de dados, em alta velocidade, através das linhas telefônicas comuns. Esse é o tipo de internet internet banda larga mais usado no Brasil, sendo também um dos mais aplicados em todo o mundo, já que trazem a característica de que os dados podem trafegar mais rápido nos dois sentidos. Foi por isso que a conexão do tipo ADSL ganhou o termo assimétrico no nome, já que indica que a tecnologia possui maior velocidade para donwload, enquanto tem menor velocidade para o upload. A maior vantagem que temos na conexão ADSL é que o usuário é conectado ponto a ponto com as centrais telefônicas, sem precisar compartilhar a mesma linha com outros usuários, diferentemente do modem a cabo. Nesse tipo de conexão, o roteador ADSL é ligado ao computador, através de uma placa ethernet, ou através de uma porta USB ou ainda em modo wireless, sem o uso de cabo. Na tecnologia de conexão ADSL, a linha telefônica é dividida em três canais virtuais, podendo ser usada para voz, para download em alta velocidade e para upload em velocidade menor.

As limitações da conexão ADSL

A conexão do tipo ADSL, no entanto, ainda traz diversas limitações. As empresa telefônicas que fornecem a ADSL só podem fazer isso se a casa do usuário estiver a menos de 5 km da central telefônica mais próxima. Quanto mais longe estiver o usuário, menor será a velocidade que a empresa pode oferecer e a conexão também sofre de instabilidades ocasionais pela interferência que acontece entre um ponto e outro. Quanto maior for a distância, também maior será a taxa de “ruído”, ou interferência.  

Informações

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Assunto

Sua mensagem