Cabeamento estruturado em vitoria da conquista

Cabeamento estruturado

Cabeamento Estruturado

Cabeamento estruturado: o que é e como deve ser feito

Conhecemos como cabeamento estruturado a disposição organizada, com as devidas padronizações de conectores e de meios de transmissão de dados de redes de informática ou de telefonia, buscando a melhor maneira de aplicar a infraestrutura para os diversos tipos de aplicação.

Com o cabeamento estruturado podemos permitir a ligação de equipamentos a uma rede de servidores, a impressoras, hubs, roteadores e estações, utilizando os conectores corretos e permitindo a alimentação elétrica de um equipamento, independente do seu tipo de aplicação.

A tecnologia do cabeamento estruturado começou a ser aplicada às redes de computadores da década de 1980, época em que as grandes empresas de computação e telecomunicações começaram a desenvolver um sistema próprio de cabeamento, com o objetivo de facilitar a utilização de equipamentos e sua interação.

Como toda nova tecnologia, o cabeamento estruturado teve um grande progresso na década de 1990, através da introdução do cabo de par trançado. A partir daí, com o seu desenvolvimento e aplicação em maior escala, normas foram criadas para a implantação do cabeamento estruturado, padronizando cabos, conectores e criando procedimentos para a montagem das redes.

Como é o sistema de cabeamento estruturado

O conceito básico para entender como é o sistema de cabeamento estruturado deve ser baseado na disposição de uma rede de cabos, integrando os serviços de dados e voz, direcionando as necessidades dos usuários por caminhos diversos, dentro de um mesmo sistema de cabeamento, criando os caminhos de transmissão entre pontos distintos da rede.

Para termos uma ideia melhor, podemos descrever um sistema de cabeamento estruturado baseado na norma ANSI/TIA/EIA-568B, que possui, na Associação Brasileira de Normas Técnicas o seu equivalente na NBR 14.565, que é formado por seis subsistemas:

  • EF (Entrance Facilities), ou Entrada do Edifício;
  • ER (Equipment Room), ou Sala de Equipamentos;
  • BC (Backbone Cabling), ou Rede Primária ou ainda Cabeamento Vertical;
  • TR (Telecommunications Room), ou Sala de Telecomunicações;
  • HC (Horizontal Cabling), ou Rede Secundária, ou ainda Cabeamento Horizontal;
  • WA (Work Area), ou Área de Trabalho.

Por que usar o cabeamento estruturado?

Como podemos ver, o cabeamento estruturado cria uma forma padronizada de cabeamento de uma rede, reduzindo custos e otimizando a expansão de futuras instalações. Todo tipo de informação pode ser feito através do mesmo cabo, como telefonia, internet, multimídia, etc., usando a mesma estrutura de cabos, tomadas, painéis e conectores.

A instalação de um cabeamento estruturado possibilita que haja melhor adaptação para qualquer tipo de empresa, uma vez que as necessidades de alterações também exigem a movimentação e reorganização de instalações e pessoal, inclusive com seus respectivos espaços de trabalho para melhor execução de suas atividades.

Um sistema de cabeamento estruturado deve ser planejado de forma a acomodar essas mudanças, alterações e acréscimos, tornando-se a base da rede de informações empresariais.

Ao montar o sistema de cabeamento estruturado, a empresa evita perder tempo de trabalho e economiza em todo o seu sistema de comunicações, principalmente com relação a materiais, uma vez que os componentes da rede são estáveis e não exigem manutenção constante. O planejamento bem feito do cabeamento estruturado também previne o congestionamento de informações, agilizando os processos de trabalho.

O cabeamento estruturado é uma ferramenta que se utiliza de tecnologias mais avançadas para manter a vantagem competitiva da empresa frente a outras organizações. Permitindo que a informação seja transmitida e compartilhada através de uma rede bem montada, faz com que os processos possam ser mais ágeis, propiciando a interação entre todos os setores da empresa, trazendo a informática como ferramenta essencial para a organização.

Uma empresa que tenha a rede com cabeamento estruturado não se limita às informações básicas da informática, podendo também usar as aplicações de voz, de multimídia e de vídeo, o que possibilita ainda maior capacidade de processamento, introdução de novas tecnologias, gerando maior produtividade e, em consequência, maior competitividade para qualquer organização de porte.

O cabeamento deve ser montado com materiais de excelente qualidade, criando um serviço de infraestrutura física e profissional adequados à empresa, assegurando que os profissionais tenham suas necessidades garantidas para atuarem em suas atividades com agilidade e confiança.

Da mesma maneira, o cabeamento estrutura proporciona flexibilidade para as alterações necessárias com que a empresa convive no seu desenvolvimento, podendo aplicar novas tecnologias sempre que estas se fizerem presentes.

Informações

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Assunto

Sua mensagem

WhatsApp chat